terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Festim dos Corvos

Autor:George R. R. Martin
Editora: Edições Saída de Emergência
Número de páginas: 443

Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde o Senhor dos Anéis, As Crónicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores.
Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir com uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real.
Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo... 

 Neste sétimo volume a emoção está ao rubro. Algumas das personagens principais morreram e tudo está um caos. Eu chamo-lhe "o volume das reviravoltas". Dá-se uma nova adaptação de várias personagens (como a Sansa ou a Arya) e algumas vão crescendo moralmente (Jaime) ou outras vão-se apercebendo que o que está correcto ou que está errado não é assim tão distinguível (Jon Snow) enquanto duas novas realidades vão ganhando importância: os Homens de Ferro e Dorne. Começam a entrever-se alguns passos do passado que tiveram ou viram a ter importância no futuro (Cersei) e as quais não devem ser esquecidas para leitura posterior.
Mais uma vez a magnífica escrita de Martin agarra-nos da primeira à última página, onde se desenrolam os vários momentos da acção. Surpreende por algumas personagens mais escondidas irem ganhando relevância em detrimento das mais "importantes". Apesar de não ter a classe dos volumes anteriores ainda tem os elementos habituais. Parece a antecedência de que algo está para acontecer, um momento de impasse na vida de todas as personagens.

6/7

Sem comentários:

Enviar um comentário