segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Início

A minha relação com os livros iniciou-se há mais de uma década. Sinceramente desde que aprendi a ler que não me lembro de um único momento em que não andasse com um livro atrás. E não me lembro de um único momento mau com eles.
O livro, ou melhor, a colecção com a qual comecei a minha relação "a sério" com os livros foi os Cinco. A minha avó comprava-mos na papelaria que era perto da minha escola primária e sempre que me ia buscar eu suplicava para ela ir lá buscar mais um. Pelo meio lá ia devorando a BD do Tio Patinhas, O Pato Donald, entre outras.
Mas o vício propriamente dito foi culpa do Gérard Depardieu. Confuso? Eu explico. Quando eu tinha oito anos deu na RTP1 uma minissérie d'O Conde de Monte Cristo que este actor protagonizou e eu adorava-a, via todos os episódios! E então um dia apareceu cá em casa um exemplar. E da colecção de Enyd Blynton passei para o O Conde de Monte Cristo. Muito pouco normal, eu sei. É um livro que adoro e pelo qual ainda hoje sinto o maior carinho e foi o meu primeiro passo na colecção de Clássicos Juvenis da Europa - América. Ao mesmo tempo ia me apaixonando pela História que, a par dos livros, é a outra das minhas paixões. Lá ia eu lendo os clássicos, misturados com livros de História, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e os contos de Anderson, Perrault e dos irmãos Grimm.
Até que um dia, já eu andava no básico, tinha uns 10 ou 11 anos, quando a minha mãe apareceu em casa com os três primeiros volumes do Harry Potter. Eu olhei para eles um pouco renitente mas lá acabei por lhes pegar. Devorei-os. Li os três seguidos sem dar conta e andei pedinchar o Cálice de Fogo que tinha saído a pouco tempo durante dias. Foi aqui que me agarrei com unhas e dentes ao meu género preferido: o fantástico. Hoje é Anne Bishop, George R. .R. Martin, Jacqueline Carey, Sandra Carvalho entre outros que predominam na minha estante. Também os romances históricos se encontram numa dose considerável na minha biblioteca em crescimento, policiais, romances, etc. Gosto de dizer que não sou esquisita. Dêem-me um livro que seja, eu leio.E com todo o prazer =)

2 comentários:

  1. Olá GirlinChaiseLongue!

    Li o teu texto e adorei! O meu mundo literário começou com o Harry Potter! Não houve antecessores...Antes do mundo da J. K. Rowling os livros não me diziam nada, depois dela é que me fui agarrando a todos os livrinhos que ia encontrando! :D

    Gostei muito do teu espaço..obrigado por teres visitado o meu blog! :D
    Vou seguir!

    Bejinhos!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Kel!=D

    O Harry Potter foi realmente uma saga muito importante na minha vida literária e é sempre um prazer conhecer quem gosta tanto desse livro como eu =)

    Também eu vou seguir o teu blog com muita atenção!

    Beijinhos

    ResponderEliminar