quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Opinião - O Diabo dos Anjos

Título Original: Entre o Bem e o Mal
Autor: Liliana C. Lavado
Nº de Páginas: 351

Sinopse
 Numa viagem a Itália que tem tudo para ser perfeita, um Livro transforma-se num desastre que trás anjos à Terra, um gato com estranho senso de humor, novas dores de cabeça para Henrique, mais loucura a Amanda e uma missão celestial que é apenas o
início dos problemas para os dois.
Henrique e Amanda nada têm em comum... excepto 17 anos das suas vidas selados com uma promessa de aventura..
Depois de oito anos de silêncio o acaso volta a juntar-lhes o caminho.
Henrique olha com receio os dias fora das paredes seguras da Universidade e Amanda esvanece-se no tumultuo de um grupo de amigos problemático.
É hora de viver a aventura e ambos encontram um no outro o pretexto que procuram para adiar decisões e contornar o futuro mas em troca recebem tudo o que não pediram e apredem que o futuro é inevitável.

Opinião
  Todos vocês já devem ter ouvido falar do projecto Leitores Beta que a Liliana Lavado criou. Para quem não ouviu, passo a explicar. Um número de leitores, escolhidos pela Liliana, tiveram acesso a uma cópia daquele que será o seu trabalho mais recente, para puderem opinar sobre ele e dar umas ideias à nossa escritora. Para fazerem parte desse grupo, bastava inscreverem-se, como eu expliquei aqui.

  Ora como curiosa que sou, inscrevi-me e tive a sorte de fazer parte deste grupo. Nunca tinha lido nada da Liliana e estava prestes a ir opinar um livro sobre um género que me tem dado muitos dissabores: o YA fantástico. Mesmo assim lá fui eu à aventura, e sem saber no que me estava a meter, já que nem a sinopse li, só vi o título e a capa, comecei a ler este livro. Durou uma tarde. E antes que perguntem, li o livro todo.

  Confesso que fui de pé atrás, não sabia o que esperar e tinha um grande medo que fosse uma leitura que não me agradasse de todo mas foram dúvidas infundadas. Foi uma leitura compulsiva que me levou apenas uma tarde, em que mal levantei os olhos para outras coisas, e que me fez descobrir algo que não estava a espera. A escrita da Liliana.

 Ela apresenta-nos uma escrita dinâmica, dada a grandes surpresas, irónica e fértil em imaginação que nos provoca momentos de grande divertimento e puxa uma lagrimazita ou outra em determinados momentos. Só por isto, já valeu a pena ler este livro.

  Outro factor positivo, é as suas personagens. Fortes ou fracas, sérios ou ridículos, obsessivos ou doces. Têm de tudo um pouco para agradar a todos. Temos um grupo coeso e diverso que nos proporciona uns bons momentos. Depois, temos Amanda. Esta é a minha personagem de eleição, louca, perdida, com segredos e indecisões, fora outra pessoa noutra “vida” e é capaz de nos fazer perder a cabeça por ela em poucas linhas. A única coisa que me fez “bater com a cabeça” nas paredes é a quantidade de gente que está apaixonada pela mesma pessoa, havendo uma série de trocas confusas. Quanto a mim, achei demasiada informação romântica para o meu gosto.

 O tema escolhido também nos é apresentado de uma forma diferente daquela que é costume, acabando por nos atrair e fazer querer saber mais sobre a sua história. Para mim foi uma lufada de ar fresco no género mas dispensava certos pormenores e acho que devia ter sido mais organizada e menos morosa.

  Outro dos efeitos deste livro, é o efeito bomba. Começa calmamente e depois é uma bomba atrás da outra, quase até nos dar um ataque cardíaco. É bom este sentimento de surpresa que a escritora nos consegue dar de uma forma fantástica mas devia ter sido mais condensado de forma a não nos tentar matar no final.

  Resumindo, uma data de pormenores e bombas dispensáveis mas uma história capaz de agarrar um leitor com um teor fantástico diferente ao que estão habituados, cheia de mensagens sobre a amizade, o amor, a vida e as mudanças.

  No fim do livro, estava satisfeita com uma leitura agradável que me proporcionou umas boas horas de divertimento e fiquei a descobrir uma escritora no panorama nacional que não me importo nada de seguir e que tem todos os ingredientes para crescer ainda mais.

4*

6 comentários:

  1. Hello,

    Gostei muito da tua opinião. Ando com o tempo todo contado e, por isso, tenho andado a ler "às pinguinhas". Também estou a ler este livro e a ideia inicial que me deu também foi de agarrar imenso o leitor. Ainda nem cheguei ao meio por isso não vou fazer mais comentários sobre a história..:p
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Eu li-o numa tarde loool Então, andas em exames? É mesmo, sendo um livro simples é bastante divertido e com bons momentos ;)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Eu quando comecei a ler, o livro agarrou mesmo. Mas comecei a lê-lo à noite e o meu dia tinha sido muuuuuito comprido, por isso estava mesmo a precisar de dormir! Acho que se não tivesse tão cansada já o tinha acabado.
    Sim, estou em época de exames e tenho um trabalho que tenho de entregar para a semana que está atrasadíssimo! :s enfim..vida de estudante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sei bem o que isso é! As aulas já começam segunda...bah!

    Vais ver que assim que tiveres tempo terminas ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez obrigada por teres participado neste projecto dos leitores beta :)
    Sem duvida que foste a mais rapida entre todos ;) e ainda bem que gostaste da historia :)
    As notas que deixas vem de encontro ao que outros leitores tambem comentaram... o que significa que tenho mesmo de dedicar mais algum tempo a melhorar o livro e comprova que fiz muito bem em recrutar um exercito de opinadores ;)

    ResponderEliminar
  6. Liliana sempre que precisares avisa que podes contar comigo ;)

    Se gostei!=D E deve ficar ainda melhor depois da tua revisão =p

    ResponderEliminar