quinta-feira, 24 de maio de 2012

Trocar Livros ou Ficar com Eles? I

Eu sempre fui daquele tipo de pessoas que nem se podia imaginar a livrar-se dos seus ricos livrinhos, jurava a pés juntos que os ia guardar a todos para toda a vida, blá, blá, blá...

Bem, esta ideia durou até ter mudado de casa. A verdade é que eu tinha livros espalhados no quarto, onde não tinha uma estante decente, outros no bar da sala, outros em caixotes no sótão e quando chegou a hora de arrumá-los para trazer para a casa nova e para a nova estante, linda e muito espaçosa, tive de repensar seriamente porque a verdade, é que tinha muitos livros que não tinha gostado ou só tinha lido uma vez, ofertas de que eu não tinha gostado, o que resultou numa selecção do que vinha e do que ficava.

Alguns livros dei a duas amigas, que tal como eu gostam muito de livros, outros dei à minha tia mais nova a espera que ela se decidisse a ler mais e outros continuaram encaixotados no sótão da casa dos meus avôs. Mesmo assim ainda trouxe uns bons 300 livros comigo, sem contar com os da faculdade. Ups! Mas coube tudo e ainda há espaço!

Bem de há uns tempos para cá, tenho pensado no sistema de trocas devido aos livros que ainda tinha guardados, mas tinha algumas dúvidas e medos e andei a adiar. Cheguei mesmo a dar uma volta pelo Winkingbooks mas depois de uma pesquisa não fiquei convencida e adiei outra vez essa decisão até que percebi que tinha mesmo de fazer alguma coisa, já que desde que tenho o blog tenho comprado muito mais livros do que era costume, devido a recomendações e a ter andado a aproveitar passatempos e promoções e tal.

Assim, quando recebi um convite para me juntar a um grupo de Trocas no Facebook (obrigada Nuno Mateus!), achei que estava na hora e arrisquei. A verdade é que já me juntei a mais uns quantos grupos e desde que lá estou, dois meses, a coisa tem rendido muito bem como irão perceber quando virem a rubrica das Aquisições deste mês.

Irei contar-vos o resto da minha aventura para a semana, agora recomendo-vos os grupos dos quais faço parte:

Troca e venda de livros em segunda mão
Livros - Compra, troca e procura
Grupo dos Livros :) livros para trocas e vendas
Troca Livros

Experimentem e boas trocas e leituras!





6 comentários:

  1. Eu era um bocadinho como tu, mas não tenho dinheiro para andar sempre a comprar e a verdade é que há livros ou que eu não gostei ou que simplesmente não me chamam e (shame on me) não li e não pretendo. Geralmente as poucas ofertas de livros que tenho.
    Portanto, toda a trocar por coisas que realmente quero. O problema é que não troco de novo, ou seja, as minhas opções estão a acabar XD

    Kiss, kiss e espero que tenhas gostado de trocar comigo :P

    ResponderEliminar
  2. Estás como eu! O dinheiro não dá para eles todos e com tanto livro que não gosto a ocupar espaço,teve de ser e,assim, já tenho uma data de livros que queria =P

    Como eu te compreendo! Neste momento tenho tantos livros para ler e muitos deles não são para trocar xD

    beijinhoooo, claro que sim!=D Espero que também tenhas gostado =P

    ResponderEliminar
  3. Olá, em tempos também era como tu e depois descobri o forúm do segredo dos livros. Uma parte deste é dedicado à troca de livros. Primeiro fui a medo mas após as primeiras trocas...não consegui mais parar! A verdade é que o número de livros na estante quadriplicou (no mínimo). Mas agora tento guardar apenas livros que me foram muito especiais e algumas sagas, os restantes vão para troca, assim, podem fazer as maravilhas a outra pessoa.
    jinhos

    ResponderEliminar
  4. Sandra, tenho exactamente a mesma sensação! Por acaso nunca tinha reparado que eles também tinham parte de trocas...tenho de espreitar!
    Neste momento tenho aqui livros que queria ler mas ou não os arranjava ou acabavam por ficar em segundo plano quando ia comprar algum livro.

    É muito bom saber que os nossos livros irão encontrar uma nova casa, se calhar com pessoas que os apreciam mais e que pudemos estar a dar umas boas horas de leitura a alguém =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu também era a mesma coisa! Jurava e jurava que os meus livros não iam a lado nenhum!
    A vida dá é umas voltas bastante pitorescas e quando damos por nós, lá estamos a fazer algo que nunca pensamos. É tal história "nunca digas desta água não beberei", mas sim, entramos oficialmente na era das trocas! :D

    ResponderEliminar
  6. "Nunca digas nunca", essa é que essa ;)

    E que bela era de felicidade e de aumento da biblioteca =D

    ResponderEliminar