domingo, 4 de novembro de 2012

Opinião - Sedução Intensa

Título Original: It Happened One Autumn (#2 Wallflowers)
 Autor: Lisa Kleypas
Editora: 5 Sentidos
Número de Páginas: 352

Sinopse
 Quatro jovens da sociedade elegante de Londres partilham um objetivo comum: usar os seus encantos femininos para arranjarem marido. E assim nasce um ousado esquema de sedução e conquista. Num refinado baile londrino, Lillian Bowman depressa descobre que a sua educação tipicamente americana não está propriamente na moda. E encontra no insuportável Marcus, Lord Westcliff, o seu crítico mais implacável. Pena seja um excelente partido... Quando Lillian cai acidentalmente nos braços de Marcus, vê-se consumida e chocada por uma súbita paixão por um homem que julgava detestar. O tempo parece parar e o corpo da jovem cede ao erotismo do momento, descobrindo sensações que nem sonhava existirem... Marcus conhecido pela sua constância, também se vê perdido num turbilhão sensual. Cada toque de Lillian é pura tortura, cada beijo o faz gemer por mais. Mas como pode ele pesar aceitar uma mulher tão pouco adequada para sua noiva?

Opinião


Lisa é uma mulher multifacetada. Licenciada em Ciências Políticas, participou no concurso Miss América de 1985 como Miss Massachussets, tendo conquistado o jurí ao cantar uma música cuja letra foi composta por ela, vencendo assim um prémio de talento que está exposto na sua estante ainda hoje. Este foi um dos muitos prémios que Lisa ganhou ao longo da vida mas é o único que nada tem a ver com a carreira que acabou por seguir: escritora. Aos vinte e um anos publicou o seu primeiro livro e iniciou-se como escrita de romances, sendo uma das autoras mais aclamadas da actualidade no mundo. Já publicou dez séries, oito de romance histórico e duas contemporâneas, mais de 30 livros incluindo vários contos conjuntos com outras autoras. Já venceu vários prémios e faz parte das Romance Writers of America.
A série Wallflower é composta por 5 livros e foi uma das suas séries mais elogiadas pela crítica, estando três dos livros nos bestsellers do New York Times e também foram finalistas no RITA Awards. Publicado pela primeira vez em Outubro de 2005, Sedução Intensa já foi publicado em mais de vinte países e é o segundo volume desta série, tendo a mais rebelde das Encalhadas como protagonista numa história explosiva, tão romântica quanto sedutora.
Depois de um primeiro volume prometedor, cheio de conquista e momentos preciosos eis que os leitores são confrontados com o casal mais impossível que se pode imaginar, a rebelde, tenaz e impulsiva nova-rica americana Lillian e o sério, honrado e responsável conde inglês, dono de linhagem e título antigo, Marcus. A conjugação tempestiva destas duas personagens tão distintas mas com personalidades tão parecidas vai levar-nos numa viagem cheia de sensualidade, malícia e muitas discussões que irão arrebatar os corações mais românticos num misto de picardias e beijos que nos leva desde o riso descontrolado às faces coradas num instante.
No estilo insinuante e, ao mesmo tempo, enternecedor, a que já nos habitou, Lisa proporciona-nos momentos de hilaridade e doçura ao longo do desenvolvimento da relação deste casal, que no primeiro volume da série sentem um total desprezo um pelo outro e começam este a fugir na direcção oposta. É fácil para o leitor se sentir desde logo completamente enredado na troca de insultos e olhares de Marcus e Lillian, pois graças às belas descrições da autora, tão sensoriais e perceptíveis à imaginação, conseguimos sentir, ver e ouvir cada toque, cada olhar e cada gracejo deste casal. Sem pausas ou tempos mortos, o leitor é levado de cenas puramente ridículas ou irónicas para cenas tão romanticamente sensuais que nem tempo pra respirar quanto mais para pousar o livro. Lillian é uma protagonista que enche as medidas, que enaltece a independência e liberdade da mulher moderna contra as antiguidades dos velhos costumes tão enraizados em Marcus, e que o tonam um cavaleiro andante aos nossos olhos, causando um contraste maravilhoso em duas pessoas que simbolizam duas épocas, duas sociedades e dois povos e a própria transformação do seu século.
Qualquer romântica se sentirá arrebatada por este enredo em que paixões se inflamam, outras crescem e estabilizam enquanto uma se começa a sentir de forma tão subtil quando à queda das folhas no Outono. A autora não descura as outras personagens, matando a curiosidade dos seus leitores sobre personagens do livro anterior, adicionando outras novas que proporcionam uma maior movimentação na acção e criam momentos de pura delícia literária e que aguçam o apetite por mais e mais, dando-nos um pequeno cheirinho do que está para vir. Os livros de Lisa ganham por isso mesmo, por não serem apenas centrados nos protagonistas mas antes absorvem todas as personagens em seu redor, acarinhando-nos com momentos entre irmãos, conversas divertidas entre amigas, momentos de carinho entre marido e esposa, mães para todos os géneros que afligem os seus filhos de formas diversas, o que proporciona aos leitores desta série momentos marcantes numa leitura que se evidencia de muitas do género.
A tudo isto, junta-se o cuidado da autora nos cenários, nas movimentações sociais, nos pequenos detalhes, onde podemos sentir a preocupação em respeitar os pormenores históricos inerentes a este tipo de narrativa que é o romance histórico. Mais do que a história em que rapaz conhece rapariga, vivem um romance intenso e acabam felizes, Á Flor da Pele é uma série que fala não só de amor, como de amizade, laços familiares, união e lealdade, que prime pela sensualidade mas também pela ironia e pelo divertimento e que tende a ser uma narrativa cuidada onde nada é descurado.
Com um final de “deixar água na boca”, Sedução Intensa é uma felicidade, uma pura satisfação quando o pousamos, deixando-nos com um sorriso a bailar nos lábios e um brilho nos olhos. Uma leitura fácil que escorre com o tempo que passa sem darmos conta, este é o livro ideal para os românticos, para os apoiantes dos casais impossíveis, para aqueles que creem que o amor surge quando menos se espera e que cresce sem darmos conta.
Uma aposta de sucesso, Lisa é a senhora que deve estar em qualquer estante feminina ou na dos românticos inveterados e deve ser lida em qualquer altura. Uma série excelente que ainda agora está a dar os primeiros passos e em que se avizinha um próximo volume cheio de contrariedades, amores e redenção.


7*

As minhas opiniões da série:
Desejo Subtil

6 comentários:

  1. A fnac anda a atrasar a entrega do meu... quero mesmo lê-lo!! Parece ser bem mais fixe que o primeiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Artemizza o primeiro é lindo mas este é fenomenal *.*

      Eliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar desta série, mas fiquei bastante curiosa. Obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma série excelente Addle, do estilo da Julia Quinn ;)

      Eliminar
  3. Quero tanto ler este, já tenho saudades da autora! *-*
    E depois de saber que tu gostaste ainda bem *squeeee*

    *

    ResponderEliminar
  4. É tão bom Filipa *.* Quando o leres vais ver!=p

    ResponderEliminar