terça-feira, 15 de Janeiro de 2013

Opinião - União

Título Original: Matched (#1 Matched)
Autor: Ally Condie
Editora: Edições Gailivro
Número de Páginas: 296

Sinopse
 Cassia sempre confiou nas escolhas dos Funcionários. É um pequeno preço a pagar por uma vida longa, um emprego perfeito, um companheiro ideal. Quando o seu melhor amigo aparece no ecrã da União, Cassia tem a certeza absoluta de que ele é o certo… até ao momento em que vê um outro rosto aparecer no ecrã, por breves instantes, antes de este ficar negro. Agora Cassia vê-se confrontada com escolhas impossíveis: entre Xander e Ky, entre a única vida que conhece e um caminho que nunca ninguém ousou seguir - entre a perfeição e a paixão.


Opinião 
No Outono de 2008, Ally e o marido tiveram uma conversa sobre o casamento e ele colocou a seguinte questão «E se alguém escrevesse o algoritmo perfeito para juntar as pessoas e o governo o usasse para decidir com quem casarás?». Esta pergunta nunca mais saiu da cabeça de Ally e depois de ter vigiado um baile de finalistas na escola onde dava aulas e ter pensado nas suas próprias experiências como apaixonar-se e ser mãe, a professora de Inglês decidiu dar vida às suas ideias e nove meses depois, União estava escrito e pronto para conquistar os leitores e a crítica. Primeiro livro de uma trilogia distópica venceu vários prémios como o YALSA’s 2011 Teens’ Top Ten e o Publisher’s Weekly’s Best Children’s Books of 2010.
Três anos depois, Ally é apenas escritora mas continua a actualizar a licença de professora não vá precisar e vive com o marido e os três filhos em Salt Lake City e continua a gostar de ler, comer, correr e ouvir o marido tocar guitarra. Apesar de apenas o primeiro livro estar publicado em Portugal, a trilogia já está completa depois do lançamento de Reached em Novembro passado.
De manhã à noite, eles decidem o que fazes, o que vestes, o que comes, quem és. Sabes quando te vais apaixonar e morrer. Não há percalços, expectativas ou surpresas, tudo está perfeitamente organizado. Mas e, se um dia, o teu olhar se desviasse do caminho certo, na direcção oposta? E se a dada altura, quisesses mais, desejasses mais, conhecesses mais? Numa Sociedade perfeita, sem doenças, fome, pobreza ou fealdade, Funcionários proporcionam-te escolhas, as suas escolhas, escolhas acertadas que te permitirão ter uma vida longa e feliz, com uma família e um emprego perfeitos. Escolhas que te fazem ser saudável, que desenvolvem a tua mente, que te fazem ser um ser humano excepcional. Aqui, tu não pensas, tu não falas e não escolhes e esse é o preço a pagar pela tua vida de sonho.
Num mundo onde palavras como destino não existem, Cassia anseia pelo dia em que saberá quem é a sua União mas o dia mais esperado da sua vida vai quebrar tudo em que acredita, tudo o que sempre pensou querer e terá que encetar uma corrida contra o tempo se quiser aproveitar todos os momentos de liberdade roubados. Cassia é uma protagonista inesperada, uma adolescente que apesar de criada em determinados moldes, acaba por não combater os sentimentos novos que a invadem e se muitas vezes pensa pela cabeça, é no seu coração que estão todas as respostas. Leal à família e aos amigos, depressa percebe que não é a única que guarda segredos e que nesta Sociedade os sentimentos de rebelião há muito que são feitos em pequenos gestos. Determinada, inteligente e doce, é uma protagonista perfeita que se vai salientar de muitas das protagonistas deste género. Ao contrário do que seria de pensar, União não tem um verdadeiro triângulo amoroso, apesar de Cassia estar unida à Xander mas não parar de pensar em Ky, mas não é por isso que ambos deixam de sobressair durante a leitura. Tão diferentes quanto parecidos, ambos os rapazes nos marcam, no entanto, a minha preferência vai para a Ky por todos os momentos marcantes que proporcionou ao longo do livro.
Através de uma escrita simples e envolvente, Ally vai nos conquistando conforme virámos as páginas, com momentos de grande carga emocional onde tudo pode acontecer, com pequenos gestos, com pequenos poemas. Toda a narrativa deste livro é tão lírica e bela que consegue impregnar-se em nós de tal forma que não o conseguimos largar sem saber o que irá passar-se a seguir. Revoltámo-nos com as imposições impostas, apaixonámo-nos pelas declarações e gestos, assustámo-nos e admiramo-nos com esta sociedade futurista onde as estatísticas é que decidem todos os nossos passos, que destruíram todo o que sobrou do passado excepto o que achavam certo para as pessoas saberem. Este é um sistema opressivo e totalitário futurístico que nos vai dar que pensar, onde o mais pequeno gesto, um gesto de amor e revolta, pode já ter sido adivinhado pelas patentes superiores, onde toda uma linda história de luta entre paixão e perfeição pode tornar-se o fim de todos os que os rodeiam.
Se este mundo não é o que parece, também as suas personagens não o são. Onde pensámos ver aceitação e bom comportamento, pode haver segredos, histórias escondidas e actos perigosos e cada personagem vai-nos surpreender por isso mesmo, porque debaixo da perfeição há muito mais do que os Funcionários desejam. Até os locais e objectos deste mundo podem ser mais do que aparentam, podem esconder memórias e lembranças, podem esconder um toque, uma palavra, um olhar, podem ser o único sítio seguro no meio da aparente paz.
Uma surpresa agradável, um livro inesperado foi o que União se revelou, deixando-me com pena de não o ter lido mais cedo e de não existir a continuação já a mão para eu saber o que se segue. Um livro que se destaca no meio das restantes distopias por a violência ainda estar tão embrenhada nos recônditos da Sociedade, um livro que é muito mais do que aparenta e que rapidamente vos vai conquistar.


4*Opinião Clube BlogRing seguindo a classificação do Goodreads

2 comentários:

  1. Boa, já tens uma distopia para o desafio. ;) Gostava de ler a trilogia para o desafio, a ver se se proporciona...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já estou a ler a segunda =D Eu acho que a vou acabar de ler em inglês no Kobo, gostei tanto *.* E o e-reader tem de ter mais utilidade!

      Eliminar