segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Opinião - Paixão Escandalosa

Título Original: The Third Duke's The Charm (#3 Ladies in Waiting)
Autor: Emma Wildes
Editora: Planeta Manuscrito
Número de Páginas: 280
 

Sinopse
Após quatro penosas temporadas, a cativante Vivian Lacrosse pensava que estava finalmente noiva - até que o prometido foge… com outra. Mas, no último momento, o escândalo é dissipado pela improvável proposta de Lucien. Tudo parece estar bem até ao dia do casamento, quando um cruel acto de vingança leva Lucien para longe do altar e de solo britânico. Abalada com o que aparenta ser uma traição imperdoável, Vivian jura não voltar a confiar num homem…Mas quando Lucien regressa, pretende reivindicar Vivian mais uma vez e está disposto a fazer qualquer coisa para lhe conquistar o coração - mesmo que tenha de o roubar.


Opinião
  Devoradora de livros, geóloga e escritora de suspense e romances históricos, assim é Emma Wildes. Escritora publicada desde 2005, defende acerrimamente que para se amar escrever tem de amar ler e talvez por isso tenha colocado as rochas de lado e se dedicado a fazer o que mais gosta, criar histórias.

  Autora de onze séries de romance histórico e outros tantos de suspense com o pseudónimo de Kate Watterson, Emma é conhecida por gostar de colocar espiões nos seus livros, por relacionar as suas personagens umas às outras e por ter sempre a história de dois casais nos seus livros.

  Paixão Escandalosa é o último volume da trilogia começada por Sussurros Ousados e Traída pelo Destino. Traduzido apenas para português, foi publicado em 2010 em formato ebook.

  Com uma escrita fluída e agradável, Emma faz-nos regressar à Londres pós-guerras napoleónicas não com um mas dois romances que nos fazem ver as nuances e intensidade do amor à primeira vista, tanto declarado no fulgor da paixão como aquele que cresce escondido nos recônditos da alma. Uma romântica incurável, adepta de irreverência no meio da etiqueta e bons costumes, Emma apresenta-nos uma história de promessas, vingança, botânica e escândalo que pode bem ser a minha preferida dela até agora.

  Sendo já uma característica sua escrever dois romances num livro, penso que desta vez a autora atingiu o equilíbrio certo entre os dois romances e o mistério, outro habitual nos seus livros. Ambas as histórias desenvolvem-se a um bom ritmo sem serem demasiado apressadas e isso deve-se, se calhar, a desta vez ter havido uma maior incidência num deles. Ambos os casais têm histórias interessantes e bem conseguidas como apresentam a doce certa de romance e paixão. Já o mistério foi uma surpresa inesperada mas bem-vinda, não estava à espera de que se desenrolasse desta maneira mas acabou por ficar bastante credível e acrescentou alguma acção e tensão à história.

  Quanto à parte romântica do livro, gostei de ambos os casais, acho que existia não só química como doçura e companheirismo entre eles mas há algo, para mim, ainda mais especial neste livro, que é a amizade longa e duradoura entre um homem e uma mulher. A relação de Vivian e Charles toca por ambos demonstrarem o quanto se adoram e compreendem e, por apesar de ambos se terem apaixonado, não deixarem de ser uma parte vital na vida um do outro. Outra coisa que gostei bastante foi de reencontrar personagens do livro anterior neste, principalmente a duquesa viúva que adoro e que tenho pena não ter participado mais nesta história. 

  Como temas, para além da vingança e do amor à primeira-vista, gostei da forma como autora falou nos casamentos combinados e o que acontecia quando se casava fora do seu estrato social ou contra a vontade dos pais bem como esta prevalecia sobre as próprias opiniões das jovens senhoras que nem um vestido podiam escolher de sua livre vontade. Também gostei que a autora tivesse inserido como hobbie de algumas personagens a botânica, bem comum entre a aristocracia inglesa, e como esse tipo de passatempos mais científicos caíam mal quando eram mulheres que os praticavam e como por serem mais intelectuais, apesar do estatuto, dinheiro e beleza, elas acabavam por não arranjar marido tão facilmente.

  Achei as personagens deste livro mais interessantes do que as do anterior, talvez porque acabámos por as conhecer melhor. Irreverentes e com algumas características diferentes do que é habitual, as personagens deste livro causam-nos não só diversão como conseguem puxar-nos para a sua história. A autora continua a apostar em personagens masculinos mais sérios ou divertidos em vez dos típicos sedutores. Já as mulheres continuam a ser rebeldes para a sua época e as mais interessantes. Vivian e Lucien são, aliás, o meu casal preferido da autora. As suas personalidades tão diferentes mas com vários pontos em comum, a forma como se apaixonam, tudo acaba por agarrar o leitor e fazê-lo torcer por eles.

  Mais um romance incuravelmente romântico da autora sensação deste género da editora Planeta que promete continuar a enternecer corações com as suas histórias de espiões, amores e escândalos.

5*
 

As minhas Opiniões desta série

Sem comentários:

Enviar um comentário